Blog Oficial da Associação Brasileira de Relações Públicas - Seção Estadual de Alagoas

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Maceió é a primeira capital do país a realizar a Conferência Regional de Comunicação



A 1ª Conferência Regional Metropolitana de Comunicação (Conrecom) foi aberta na manhã do dia 09 de outubro. Representações de Maceió e de 09 municípios que compõem a Região Metropolitana compareceram em bom número no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, na Ponta Verde. A 1ª CONRECOM foi convocada pelo Decreto Municipal nº 7.006, de 03 de setembro de 2009 sob a Coordenação da Secretaria Municipal da Comunicação (SECOM Maceió) e supervisionada pela Comissão Organizadora Estadual (COE).


Com o tema “Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital” e lema “Comunicação para emancipação humana”, a mesa de abertura contou com as presenças do Secretário de Comunicação de Maceió, jornalista Marcelo Firmino, representado o prefeito Cícero Almeida; da presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas, Valdice Gomes; do representante da Sociedade Civil e membro da Comissão Organizadora de Conecom-Estadual, jornalista Lutero Rodrigues; do Secretário de Governo da Prefeitura de Maceió, Pedro Alves e da Vereadora e vice-presidente da Câmara de Vereadores de Maceió, Fátima Santiago.



Valdice Gomes abriu a fala agradecendo o empenho da Prefeitura de Maceió, nas pessoas do Secretário Marcelo Firmino e da Subsecretária Bárbara Santiago, que não mediram esforços para a realização da Conferência. A presidente do Sindjornal criticou o Governo do Estado pelo seu recuo na parte estrutural na realização das outras regionais, que iriam ser realizadas. “Essa ausência, sem dúvidas, prejudica e muito os municípios e a sociedade em geral”, revelou. “Temos um sonho de ainda vermos uma Comunicação Democratizada nesse país”, disse.



Em seguida, o jornalista Lutero Rodrigues falou que Maceió e a região metropolitana estão de parabéns pela realização da Conrecom, pois a pressão do empresariado foi grande para a não realização do evento. “A prefeitura e a Secom Maceió tiveram a coragem de realizar. E Maceió teve a honra de ser a primeira capital no país a realizar a Conferência. Uma primazia”, desvendou. O jornalista também criticou o Governo de Alagoas, pela sua ausência, dizendo que, com a não realização das regionais, quem vai pagar o ‘pato’ é a sociedade civil dos municípios alagoanos.

O Secretário Marcelo Firmino encerrou, agradecendo também o empenho de todos. E emocionado, revelou que recebeu pressão para a não realização da Conferência. “Mais a influência do setor empresarial não nos influenciou em recuar. Pelo contrário. Dedicamos-nos e estamos aqui realizando a Conrecom. A vitória da Conferência é da Sociedade. Estamos de Parabéns”, mencionou. Firmino falou que a instituição teria poderia ter recebido pressão para não realizar a conferência. “Certamente a Faculdade Maurício de Nassau também recebeu aperto, pois o lobby empresarial é grande. Mais fomos fortes. Chega de grupos da elite empresarial brasileira tentar manipular a comunicação em Alagoas e em nosso país”, alfinetou.





A primeira Mesa Temática do dia envolveu o tema: Cidadania: Direitos e Deveres, onde 3 palestras aconteceram. Falando sobre “Liberdade de Expressão e Regulamentação da Profissão de Jornalista”, o professor Ricardo Coelho, coordenador do Curso de Comunicação Social da UFAL, falou dos limites ao exercício da liberdade de expressão, das concessões de rádios e das TV’s e também da mercantilização das empresas de comunicação. “Infelizmente, hoje no Brasil, a grande mídia é controlada por 26 famílias. E Alagoas isso não é diferente”, disse Coelho. Em relação à questão do diploma de jornalismo, o professor lamentou a decisão do Supremo em extingui-lo. “O STF de forma equivocada e mal intencionada confunde o conceito de Liberdade de expressão e liberdade de imprensa. Essa decisão afeta a qualidade do jornalismo e os direitos dos profissionais”, destacou. Ele destacou dizendo que “O Jornalismo é uma profissão regulamentada pelo Decreto n. 972 (de 17/10/1969) e que requer sim de uma Formação Superior.” E finalizou afirmando que a sociedade precisa se mobilizar para pressionar o Congresso Nacional para aprovar a Emenda Constitucional para voltar a exigência do diploma de Jornalismo”.



A segunda palestra tratou sobre a temática: “A Influência da Mídia no Comportamento da Criança e do Adolescente: Regulamentação da Publicidade e as Restrições à Propaganda”, com o psicólogo Felix Vilanova (CRP-15/0160), Presidente do Conselho Regional de Psicologia (CRP-15), que destacou a participação da Psicologia dentro desse processo. “O CFP, os Regionais e as entidades sabendo dessa importância, se engajaram nessa luta. E a FENAJ tem sido um parceiro. Não poderíamos nos negar. E o CRP-15 está engajado, não podendo se furtar dessa temática”. Quanto à decisão do STF, Vilanova mencionou que ‘aquilo’ foi à gota d’água, para a categoria dos jornalistas.


Finalizando a manhã, aconteceu a terceira palestra, com o tema: “Direitos Humanos e Violência na Mídia”, com a socióloga da UFAL, professora Ruth Vasconcelos, que destacou o avanço da violência em Alagoas nos últimos 4 anos, onde mais de 5 mil homicídios foram praticados. “Os pobres são as maiores vítimas desse sistema capitalista. E dentro desse processo, o meu desejo é de ver um jornalismo de respeito e não sensacionalista, evitando mostrar cenas humilhantes, as quais ferem o seu Código de Ética”. Finalizou desejando que “os meios de Comunicação não se transformem em verdadeiros veículos de opressão”.

Mesas Temáticas com seis palestras movimentam à tarde

Dando continuidade a 1ª Conferência Regional Metropolitana de Comunicação (Conrecom), na parte da tarde aconteceram mais duas mesas temáticas envolvendo um total de seis palestras.

Inicialmente, a 2ª Mesa Temática abordou os Meios de Distribuição: Sistemas Público, Estatal e Privado, tendo como Moderadoras, as acadêmicas de Jornalismo Débora Melo e Francimária Ribeiro, representantes da Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (ENECOS). A palestra envolveu o tema: “Procedimentos de Concessões e Regulação: Sistemas - Estatal, Público e Privado”, com o conferencista João Brant, representante do INTERVOZES - Coletivo Brasil de Comunicação Social, uma organização que trabalha pela efetivação do direito humano à comunicação no Brasil.


Brant falou que "as concessões são o instrumento que oficializa, materializa e dá o poder que tem hoje meia dúzia de famílias sobre o conjunto da sociedade brasileira". Disse também que "o modelo de concessões no Brasil segue o padrão 'velho oeste', onde os empresários reinam sozinhos, ditam as regras e não cumprem nem o pouco que a lei prevê. Não há participação no debate sobre a concessão e renovação de outorgas, que acontece sem responder a nenhum critério", destacou.


A 3ª Mesa foi sobre a Produção de Conteúdo e teve como moderador o jornalista Marcelo Firmino. Cinco palestras com temas variados abordaram as temáticas: ‘Controle Social, Regionalização e Produção Independente na Mídia Eletrônica’, com o palestrante Júlio Arantes, Presidente da Associação dos Trabalhadores do IZP; ‘Mídia Impressa: Legislação, Fomento e Mecanismos de Participação Social’, com o jornalista Álvaro Brandão, Diretor do Sindjornal; ‘Realidade e Perspectivas do Rádio em Alagoas’, com o radialista e jornalista Marcos Guimarães, Presidente do Conselho Estadual de Comunicação; ‘Cinema e Vídeo: Fomento da Produção Audiovisual’, com o presidente da TV Comunitária de Maceió/NET, jornalista Lutero Rodrigues Melo e por fim, a palestra ‘Comunicação Pública: A implantação da TV Assembléia (ALE) em Alagoas’, com o jornalista Joaldo Cavalcante, Assessor da ALE.

A programação do último dia (10/10) da Conrecom teve a apresentação de três Grupos de Discussão (GD’s), envolvendo os 03 eixos: Eixo Temático I – Cidadania: Direitos e Deveres: GD1= Diversidade Cultural, Religiosa, Étnica Racial, de Gênero e Orientação Sexual, tendo como coordenadora-relatora a jornalista Valdice Gomes; GD2= Publicidade e Propaganda: Proteção aos Segmentos Vulneráveis, Classificação Indicativa e Regulação, na coordenação da presidente da Comissão de Comunicação do CRP-15, psicóloga Denise Moreira de Almeida (CRP-15/2457) e o Eixo Temático II – Meios de Distribuição: GD3= Televisão, Rádio, Mídia Impressa, Cinema e Vídeo, sob a coordenação da jornalista do IZP Alagoas, Gal Monteiro.







Foram apresentadas e aprovadas cerca de 40 propostas (sendo que 10 que discutiu questões do âmbito da Psicologia) para a CONECOM e 12 moções (de apoio, solidariedade e repúdio). A Conrecom foi finalizada com a eleição de 48 delegados para a Conecom, sendo que 32 eleitos representantes da Sociedade Civil e 16 eleitos representantes do Poder Público. Foram eleitos 04 relações públicas que irão representar a categoria na Conferência Estadual de Comunicação, nos dias 6, 7 e 8 de novembro.



Um comentário:

  1. Gostaria de informações sobre a confer~encia Estadual, datas, local - enviar para meu email - marcio.mjsfm@hotmail.com

    ResponderExcluir