Blog Oficial da Associação Brasileira de Relações Públicas - Seção Estadual de Alagoas

quarta-feira, 28 de abril de 2010

RP's, Jornalistas e Publicitários no Legislativo e Executivo de Maceió, só com DIPLOMA!

Momento da assinatura da Lei pelo presidente da CMM

   A Câmara de Vereadores Municipal de Maceió (CMM) na passagem da sessão plenária do dia 7 de abril (quarta-feira) homenageou os jornalistas alagoanos pela passagem do Dia Nacional do Jornalista. A  Vereadora Tereza Nelma (PSB) autora do Projeto de Lei – que torna obrigatória a contratação pela Câmara de Maceió e órgãos da Administração Pública de Maceió, de Relações Públicas, de Jornalistas e de Publicitários diplomados – expirou o prazo para sanção pelo Prefeito Cícero Almeida (PP), já que fora aprovado, pelos vereadores, em agosto de 2009. Com isso restava ao presidente da Câmara, Vereador Eduardo Holanda (PMN), promulgar a lei, conforme previsão do Regimento Interno da Casa.

     Convencido da importância e urgência do projeto, Holanda assim o fez, atendendo à antiga reivindicação da categoria. A promulgação da matéria, como destacado pela Vereadora Tereza Nelma, representa mais um ato de pioneirismo do Legislativo Municipal.

     Para o Vereador e Jornalista Silvio Camelo (PV) falou do conturbado momento vivido pelos profissionais da comunicação, devido à cassação do diploma de jornalista, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). “A categoria sofre um duro golpe, já que muitos jovens que decidiram cursar Jornalismo estão abandonando um sonho, o que é um absurdo e que precisa ser revisto urgentemente”, avaliou o Vereador, elogiando o empenho do Sindicato dos Jornalistas do Estado de Alagoas (Sindjornal), na busca pela valorização do Profissional com formação superior.

     Em seguida, foi a vez de a presidente do Sindjornal, Valdice Gomes, discorrer sobre as dificuldades enfrentadas pelos profissionais. “O Supremo Tribunal Federal (STF) cassou nosso Diploma, mas, em contrapartida, decidiu somente contratar jornalistas profissionais. Isto não deixa de ser um contrasenso”, salientou.

     Para o vice-presidente da Associação Brasileira de Relações Públicas - Secção Alagoas (ABRP Alagoas), Relações Públicas Marcelino Freitas Neto, que esteve presente na homenagem, a Lei é uma vitória para toda a categoria de Comunicação, na capital alagoana. "Isso só demonstra que a CMM não compactuou com o autoritarismo e a insanidade mental da decisão do Ministro do STF Ministro Gilmar Mendes e sua turma de acabar com o Diploma de Jornalismo, dando assim um exemplo não só para Maceió, como também para todo o País, valorizando esse instrumento tão importante que é o Diploma que o profissional, verdadeiro, adquire depois de passar 4 anos de vida acadêmica", mencionou Freitas que também é Jornalista Profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário