Blog Oficial da Associação Brasileira de Relações Públicas - Seção Estadual de Alagoas

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Conferência Regional de Comunicação é realizada em Arapiraca



             A 1ª Conferencia Regional Agreste de Comunicação foi aberta na manhã do dia 29 de outubro, no salão nobre do Clube dos Fumicultores. A solenidade de abertura foi iniciada com a interpretação do Hino de Arapiraca. A mesa de abertura contou com a participação do Secretário de Cultura do Município, Arnaldo Rocha, que representou o prefeito Luciano Barbosa; da vereadora Gilvânia Barros, representando o poder legislativo local; da coordenadora da Corecom Agreste, jornalista Mônica Nunes; do representante do Governo e presidente do Conselho Estadual de Comunicação, radialista Marcos Guimarães e pela representante da Sociedade Civil, acadêmica de jornalismo Juliana Ivo Costa.

Estiveram presentes ao evento o vereador Daniel Rocha, profissionais de comunicação (jornalistas e radialistas); psicólogos; representantes de entidades, estudantes e sociedade civil arapiraquense. O vice-presidente da Associação Brasileira de Relaçoes Públicas Alagoas (ABRP Alagoas), relações públicas e jornalista Marcelino Freitas Neto, representou a categoria dos Relações Públicas no evento, que atraiu cerca de 150 participantes.

 O objetivo do encontro foi nortear as discussões e idéias, além de escolher os delegados para a Conferência Estadual de Comunicação (Conecom).

A coordenadora da Corecom Agreste, Mônica Nunes, enalteceu o trabalho para a realização da conferência. De acordo com ela, o empenho da assessoria de comunicação da prefeitura em parceria com a Comissão Organizadora Estadual do Conecom proporcionou a população um maior conhecimento sobre a Conferência. “Poder realizar um grande ciclo de debates e discussões em torno de um tema que é tão importante e tão presente na vida das pessoas. Arapiraca está de parabéns pelo encontro e tenho certeza que esse não será o último”, disse.

Inicialmente a Mesa Temática da Conferência aconteceu com a moderação do jornalista Lutero Rodrigues de Melo, explicando a sistemática e o funcionamento da Conferência. Em seguida, aconteceram as palestras proferidas pela jornalista Valdice Gomes, com o tema: “Liberdade de expressão e regulamentação da profissão de jornalista”; pela representante do Coletivo Intervozes Alagoas, jornalista Elida Miranda, que falou sobre “Marco Legal e Regulatório e Administração do Espectro Eletromagnético”; pela presidente da Comissão de Comunicação do Conselho Regional de Psicologia Alagoas (CRP-15), psicóloga Denise Moreira (CRP-15/2457), falando sobre “Publicidade e Propaganda – Proteção a Seguimentos Vulneráveis” e pelo coordenador da Zoio TV, jornalista Marcelo Amorim, com a temática “A Regionalização da Produção Jornalística”. Logo após, os participantes do encontro tiraram dúvidas, debatendo os temas com os palestrantes.

A Corecom Agreste seguiu à tarde, onde houve a apresentação de dois Grupos de Discussões, sobre: “Cidadania: Direitos e Deveres”, com o GD1 falando sobre Diversidade Cultural, Religiosa, Étnica Racional, de Gênero e Orientação Sexual e o GD2 sobre Publicidade e Propaganda: Proteção a Segmentos Vulneráveis.

          No fim, aconteceu a apresentação dos relatórios dos dois grupos com propostas e moção de repúdio contra o Governo do Estado, em não apoiar as Conferências Regionais. Em seguida, foram aclamados os 35 Delegados eleitos da Sociedade Civil e do Poder Público para a Conecom, a ser realizada dias 21 e 22 de novembro, no Centro de Convenções de Maceió.

Nenhum comentário:

Postar um comentário