Blog Oficial da Associação Brasileira de Relações Públicas - Seção Estadual de Alagoas

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Alagoas realiza Conferência de Comunicação bastante significativa


          
           Cerca de 250 Jornalistas, Relações Públicas, Radialistas, Publicitários, Psicólogos, estudantes de comunicação, empresários e representantes da sociedade civil e do poder público participaram nos dias 21 e 22/11, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, da I Conferência Estadual de Comunicação (Conecom), etapa Alagoas.


Um momento histórico, onde os movimentos sociais conseguiram debater com o poder público e os empresários do ramo, um novo modelo para a comunicação em nosso país. Desde março deste ano, uma Comissão Organizadora, composta por 13 entidades da Sociedade Civil trabalha incansavelmente para construir essa Conferência, que foi apenas uma etapa preparatória da Conferência Nacional de comunicação.


Foram muitas idas e vindas, dificuldades impostas pelo Governo do Estado e pelos empresários, falta de verbas para a realização de conferências preparatórias nos municípios do interior do Estado e pouco tempo para a organização. Mas os movimentos superaram tudo, e conseguiram fazer em Alagoas um debate bastante significativo.


Em outubro, foram realizadas quatro conferências entre regionais e intermunicipais. Dos 102 municípios alagoanos, cerca de 50% não tiveram conferências preparatórias, mas tiveram a oportunidade de participar da Conferência Estadual e conhecer o debate.


O evento teve como tema "Comunicação para a Emancipação Humana" e formulou 48 propostas de Políticas Públicas de Comunicação, além de 2 Moções de Repúdio, para serem apresentadas na Conferência Nacional, que acontece nos dias 14, 15,16 e 17 de dezembro, em Brasília-DF.


A programação foi intensa. Os trabalhos tiveram início no sábado (21/11) com a leitura, debate e aprovação do Regimento Interno (que durou mais de 3 horas), seguida da abertura oficial da Conferência.


A representante do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas, Valdice Gomes, chamou a atenção para esta, que é a primeira conferência na área de comunicação. “Estamos concretizando um sonho de muitos anos de todos que fazem comunicação. Lutamos desde a década de 80 pela democratização dos meios e hoje não existe mais espaço para a falta de comunicação no mundo”, exaltou.


A Vereadora por Maceió Tereza Nelma (PSB) e o Deputado Estadual Judson Cabral (PT) também participaram do evento e destacaram a importância dos meios de comunicação para a vida da população.


“É preciso ter compromisso com os comunicadores e com a população. A Câmara de Maceió reconhece a importância da comunicação para a vida de todos”, disse Tereza Nelma, que é autora de um Projeto Lei, onde torna obrigatório que os Assessores de Comunicação das Secretarias da Prefeitura de Maceió, tenham a formação superior na área de Comunicação (jornalista, relações públicas e publicitários), faltando apenas a sanção do Prefeito.


Judson Cabral lembrou que a Conferência é um marco e pediu mais investimentos na mídia pública e institucional. O deputado falou ainda da criação da TV Assembleia, o que considerou um fato importante para a democratização da informação pública.


Presidente da Conecom, o secretário de Estado da Comunicação, Nelson Ferreira, fez a abertura oficial falando da importância do evento para a Comunicação no Estado e em todo o país. “A conferência Nacional vai dar uma extraordinária contribuição à comunicação brasileira”, citou. “Nossas propostas servirão como real contribuição para a comunicação do nosso país”, declarou, abrindo oficialmente a I Conecom.


Em seguida, aconteceram às mesas temáticas baseadas nos eixos temáticos da Conferência Nacional trazendo para os alagoanos o peso de grandes nomes nacionais, como Roseli Goffman, do Conselho Federal de Psicologia (CFP); Rosane Bertotti, da Central Única dos Trabalhadores (CUT); José Soter, da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (ABRAÇO); Cláudia Verde, da campanha pela ética na mídia (quem financia a baixaria é contra a cidadania); O Doutor em Comunicação Sivaldo Pereira, do Coletivo Intervozes; Caio Bruno, da Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação (ENECOS); Marcos Dantas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e José Carlos Torves, da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).


A Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP Alagoas) teve uma intensa participação na I Conecom Alagoas. Além das presenças do presidente da entidade, professor Luiz Gonzaga Costa de Oliveira e do vice Marcelino Freitas Neto, diversos Relações Públicas de Órgão Públicos e acadêmicosestiveram presentes, contribuindo de uma forma bastante efetiva e decisiva nos trabalhos da Conferência.



O ABRP Alagoas Alagoas participou do processo desde o começo, quando apenas a Sociedade Civil pressionava o Governo Estadual para publicar o decreto convocando a Conferência.




           Na realização da Conecom Alagoas, a representante do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e conselheira do CFP, psicóloga Roseli Goffman, veio a Maceió, e participou efetivamente de todo o processo. Ministrou palestra sobre ‘Publicidade e Propaganda: Proteção a Segmentos Vulneráveis’, ajudou ativamente a nortear o debate, esclarecendo dúvidas sobre o Regimento e contribuiu para que o processo evoluísse. “Essa conferência é nossa. Não existe democracia plena sem a democratização da comunicação. Depois daqui, o Brasil e a política de comunicação pública nunca mais serão as mesmas”, destacou.

No domingo (22/11), os participantes se dividiram em cinco grupos de discussão (GD’s), onde continuaram o debate e tiraram propostas. Ao final da manhã, cada segmento se reuniu e elegeram os 27 delegados de Alagoas para a Nacional, sendo 12 da sociedade civil, 12 da sociedade civil empresarial e 3 do poder público.


A Sociedade Civil escolheu um formato de eleição dividido: uma chapa, que contemplasse entidades que construíram todo o processo desde o começo, representantes das Regiões do interior de Alagoas que estavam presentes e uma vaga disputada por voto nominal. Representando a ABRP Alagoas, o Relações Públicas Marcelino Freitas Neto ficou na suplencia de Delegado da ABRAÇO para a Confecom, em Brasília.




                                    

Os representantes eleitos da Sociedade Civil foram:


ENTIDADE

TITULAR

SUPLENTE

CUT ALAGOAS

EMANUELLE VANDERLEI

JOSÉ CÍCERO DA SILVA

CRP-15

DENISE MOREIRA

DILMA LACERDA

TV COM

LUTERO RODRIGUES

ROBSON SARMENTO

ABRAÇO

PAULO MESQUITA

MARCELINO FREITAS NETO (ABRP)

SINDJORNAL

VALDICE GOMES

FLÁVIO PEIXOTO

ENECOS

FRANCIMÁRIA RIBEIRO

GUSTAVO MARINHO

MOVIMENTO NEGRO

ARÍSIA BARROS

JOÃO CORREIA

REGIÃO NORTE

FLÁVIA MARIA DA SILVA

JOSÉ ANTÔNIO DOS SANTOS

REGIÃO AGRESTE

ITENIR PEDRO

MIGUEL ALVES

REGIÃO SERTÃO

ALDIR FERNANDO

JOSÉ ANTÔNIO PINTO

REGIÃO METROPOLITANA

JÚLIO ARANTES (ATRIZP)

JASSON FERREIRA DE LIMA (AAI)

INTERVOZES

ELIDA MIRANDA

FRANCISCO BARROS COSTA



Pelo Poder Público, os representantes eleitos são:


ENTIDADE

TITULAR

SUPLENTE

IZP

RICARDO TELES

EDENILZA LIMA

MPF

WLADYMIR LIMA

RICARDO COELHO

SECOM MACEIÓ

BÁRBARA SANTIAGO

MARCELO FIRMINO

Nenhum comentário:

Postar um comentário